O que limita você durante o WOD/Corrida/Sessão de treino?

Wellington Martins dos Santos
3 min readJan 13, 2021

🏋️‍♂️🚴‍♀️🤾‍♀️🤽‍♂️🚣‍♀️🏌️‍♂️🤸‍♀️🚵‍♀️🏄‍♀️🏃‍♀️

A interação entre a psique, fisiologia e fatores externos determinam até onde você leva seu corpo durante o esforço físico.

O que faz você parar é o fruto de uma complexa interação entre músculos e sistema nervoso central (SNC, 🧠) e vou explicar como isso acontece de forma simples.

O modelo antigo

No início se acreditava que o que fazia o indivíduo sessar o esforço físico seria à falta de suprimento de O2 para o músculo esquelético, por conta da limitação do músculo cardíaco em bombear sangue o suficiente para os mesmos e consequente menor suprimento de O2. Isso seria responsável pelo “envenenamento” do músculo esquelético por conta de processos anaeróbios mediado pelo acúmulo de lactato — O produto final da quebra da glicose. Apesar dos estudos com eletrocardiograma (ECG) que aconteceram depois da segunda guerra mundial demonstrarem que, atletas saudáveis não apresentam isquemia no miocárdio em exercícios máximos essa concepção de fadiga ainda foi difundida através de livros de fisiologia do exercício. Este modelo foi cunhado por Hiil’s, onde se baseia apenas na fadiga periférica.

O problema do modelo 🤦‍♂️🤷‍♂️

Apesar do modelo já difundido, alguns questionamentos surgiram.

1) Como acontece a variação do nível de esforço físico de acordo com a tarefa, por exemplo, uma corrida de 10 km e de 800 metros permite adotar velocidades diferentes portanto, o esforço físico é regulado para o que parece mais adequado para dada tarefa, existindo assim um componente antecipatório;

2) Quando se está no final do exercício físico é possível que haja um aumento no nível do esforço em 10%; sabe aquele sprint final, “já que eu vou parar mesmo, vou dar o último gás“. Se apenas fatores fisiológicos explicassem a fadiga, o aumento do esforço físico de forma abrupta em condições desfavoráveis onde à fadiga já estaria se instalando não parece fazer sentido;

3)Durante o esforço físico apenas 35–50% do músculo envolvido no movimento é solicitado, em exercícios máximos esse valor chega até 60%. Se ainda temos fibras para contribuir na contração por que paramos?

Fatores não-fisiológicos que impactam o nível do esforço físico

Além de fatores fisiológicos subcoscientes como à oxigenação do SNC 🧠, estoque de energia muscular conhecido como glicogênio muscular, perda de fluídos/sede e acúmulo de calor afetarem o nível de esforço físico. Além disso fatores como o estado emocional, fadiga mental, privação de sono, motivação para o exercício, crenças e superstições, autoconfiança frente à tarefa, recompensa em dinheiro 💲, saber onde começa e onde termina o exercício, presença de competidores e substâncias ergogênicas tais como cafeína, anfetaminas entre outras afetam a performance física. E portanto é impossível aceitar o modelo de Hill’s que se limita apenas em fatores fisiológicos; uma vez que haveria necessidade apenas de um coração grande e capaz de bombear sangue para o corpo com eficiência e assim vencer o torneio. Aliáis, se considerarmos apenas a fisiologia como determinate da performance é esperado que qualquer esforço físico iria elevar ao máximo o débito cardíaco (Produto da frequência cardíaca e volume de sangue ejetado pelo ventrículo esquerdo, dado em Litros por minuto, L/min) entretanto, isso não é 100 % verdade, pessoas terminam o exercício antes mesmo de chegar no seu máximo.

Um modelo mais coerente — Modelo do governador central

Após considerar todos esses aspectos citados anteriormente, o SNC ganha um importante papel na regulação do esforço físico. Você decide se exercitar, determina onde começa, o horário e quanto de esforço vai fazer, através de um processo de antecipação que automaticamente gerencia o nível de força ideal para completar a tarefa, “Chamando a quantidade de músculo”.

Vou fazer um adendo aqui:

Tudo bem profissionais de Educação Física/Pesquisadores e etc, eu sei que o termo correto é Unidade Motora (UM) ao invés de “chamar….” e também que é uma estrutura composta pelo moto-neurônio alfa e fibras musculares que ele mesmo inerva; que segue o princípio do tamanho proposto por Henneman, que para o esforço de baixa intensidade a quantidade de fibras musculares solicitadas e o nível de força que elas produzem é menor, e para alta intensidade masi são recrutadas e com maior capacidade de produção de força, mas estou só sendo didático tudo bem?

Voltemos 😂, quando é iniciado o exercício, os seus músculos mandam informações para o SNC 🧠 e com isso uma EMOÇÃO é gerada por conta da alteração fisiológica, essa emoção é responsável por regular a performance física ao longo de toda a sessão de treino.

CONTINUA ….. Como esse mecanismo de controle ocorre ???

--

--

Wellington Martins dos Santos

Sports Scientist, Physical Trainer so far but I still wanna be a Fitness Funcional Athlete and programmer — 27 years old